Uncategorized

O dilema de Alice

Quero começar meu blog fazendo menção ao desenho animado de Alice no País das Maravilhas quando ela está perdida na floresta e em uma encruzilhada de várias estradas encontra em uma árvore um gato (Gato de Ri), com quem começa a conversar. Resumindo a conversa, em um dado momento ainda desorientada ela pergunta:

        Qual a melhor estrada?

E o gato responde.

       Qualquer uma serve?

Indignada com a resposta Alice questiona.

       Como assim?

E o gato sabiamente responde.

        Se você não sabe para onde vai, qualquer uma serve!

Este é o Dilema de Alice, escolhi este tema para falar sobre o planejamento estratégico de uma organização, pois me parece que existe uma mensagem muito clara no texto acima.

         Você sabe aonde quer chegar?

Parece muito simplória a pergunta, porém em meus quase 30 anos de vida profissional me deparei com empresas e empresários que viviam e talvez ainda vivam o Dilema de Alice, isto porque seus objetivos não estavam claros para o seu negócio, em outras palavras estavam a frente de várias estradas e não sabiam por quais prosseguir.

Fixar objetivos claros dentro de possíveis cenários futuros é o que dizia Peter Schwartz um dos pais do planejamento estratégico.

Para então não vivermos o Dilema de Alice recomenda-se o desenvolvimento de duas atitudes, o exercício do pensamento estratégico e o planejamento estratégico. O pensamento estratégico vai conversar com o futuro das organizações, ou seja, desafiar as incertezas oriundas da exploração do futuro, enfim, com base no presente enxergar as possibilidades da organização para o futuro.

Já o planejamento estratégico tem como objetivo principal tornar claro aonde sua organização quer chegar e como isso será feito, desta forma, será possível engajar os colaboradores e ter ações definidas para o crescimento sustentável do seu negócio e atingir suas metas.

Para tanto, muitas são as técnicas a serem aplicadas, que passam por análises do meio envolvente (PEST), meios transacionais, análise de GAP, plano de negócio entre outras, tudo isso para que você não viva o Dilema de Alice.

Se você está vivendo este Dilema, ou não quer passar por esta situação, ou ainda, tem muitas incertezas sobre o futuro de sua organização não deixe o tempo passar e corromper o seu negócio, não seja como a Alice, tome a estrada correta que o conduzirá a seus objetivos.

Por Eng. Msc. Adriano Gama Filho

Co-fundador da 4ACE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Facebook
Instagram